Em 31/01/2024 às 16:31 por admin. Publicado em S.I.M.

Em parceria com o Governo de Goiás e apoio do Sebrae, o Consórcio, lançou nesta sexta-feira (26/01), o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) regional para o Nordeste do Estado. O projeto visa o fortalecimento e a regularização da agroindústria e agricultura familiar local. O objetivo é implantar em toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride).

Durante o encontro em Alto Paraíso de Goiás, foram discutidos os termos para a implementação do S.I.M. regionalizado, que contará com uma equipe itinerante de veterinários e técnicos especializados. Eles auxiliarão os municípios da Ride na emissão do selo S.I.M., garantindo assim a qualidade e a segurança alimentar dos produtos regionais.

De acordo com o superintendente do CISBANGO, João Orestes, neste sistema de selo regionalizado o Consórcio, com apoio do Estado, irá disponibilizar um grupo de médicos veterinários e outros técnicos e começar a regularizar a situação dos produtores em todos os municípios. Ele acrescentou, ainda, que os termos para o acordo de cooperação foram iniciados hoje, e serão finalizados em breve. Durante a impantação, foi discutido também a expansão do projeto para os municípios da RIDE, o que aumenta exponencialmente o mercado consumidor para os produtores.

Para viabilizar o projeto, o Governo de Goiás disponibilizará o conhecimento técnico de profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). Além disso, haverá um esforço conjunto com as câmaras municipais para aprovar a legislação necessária à implantação do SIM regionalizado.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais, incluindo prefeitos da região. Também contou com a participação de Ana Paula Dourado, presidente do CISBANGO, Cléber Chagas, gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, além de empreendedores e produtores rurais.

- Confira as fotos da reunião

Consórcio com informações da Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO)