Em 31/01/2024 às 14:52 por admin. Publicado em ATERRO SANITÁRIO

No último dia 26/01, o Consórcio realizou uma importante reunião em Alto Paraíso de Goiás para apresentar o projeto e estudos para implantação do Aterro Sanitário do Nordeste Goiano aos prefeitos, representantes do governo estadual e parceiros.

O projeto, que foi elaborado pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), e os estudos complementares, realizados pelo próprio Consórcio, tiveram o apoio dos prefeitos presentes na referida reunião. O projeto prevê a instalação no município de Simolândia-GO em função da logística e localização.

Conforme os estudos, o projeto mostra-se viável economicamente e com custos muito reduzidos aos municípios, de modo que todos os consorciados têm condições de participar do projeto, além disso, na proposta já consta modelo do projeto de lei para criação da taxa do lixo, uma das exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólios.

Entre os encaminhamentos concretizados na reunião, debatidos e decididos pelos presentes, estão busca de recursos federais junto aos senadores pelo Estado de Goiás para aquisição dos veículos que farão o transporte dos resíduos sólidos de cada município e mobilização junto aos órgãos do governo do estado para busca de recursos para construção do aterro sanitário, a presidência do Consórcio já está trabalhando nestes documentos.

- Confira as fotos da reunião

Ressalta-se que conforme o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), todos os municípios do território nacional têm até o mês de agosto deste ano para extinguir os lixões.