Em 22/01/2023 às 01:25 por admin. Publicado em TURISMO

Segundo levantamento realizado pelo portal de notícias Curta Mais, 20 cidades do Estado de Goiás prometem bombar no turismo em 2023, destas, sete estão localizadas na região nordeste Goiano. Alguns lugares já são velhos conhecidos dos goianos e dos turistas do Brasil e até do mundo inteiro, outros ainda são pouco conhecidos. Mas são muitos lugares incríveis para conhecer, confira a lista aí.

1- Nova Roma

Fundada em 1958, Nova Roma é uma cidade pequenininha no interior de Goiás que tem muito charme e encantos naturais. Com 3.264 habitantes, a cidade é considerada um elo que liga a região das Águas e Cavernas do Cerrado com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fica bem no meio das duas principais cidades das regiões! A 110 km de Alto Paraíso e a 120 km de São Domingos de Goiás (Portal do Terra Ronca). Uma dessas formas de ligação entre os locais, é através de uma balsa fluvial do estado que desliza pelo Rio Paranã.

Nova Roma é um paraíso de águas cristalinas que guarda mistérios, como registros geológicos de uma geleira, além de charmes como ver uma cachoeira (Cachoeira do Rio Morcego) da pitoresca praça da cidade. Ainda pouco conhecida, é dona de paisagens lindas com banhos revigorantes, cachoeiras e o icônico Rio Paranã.

Nós contamos todos os detalhes dessa cidade linda AQUI.

Foto: curtamais.com.br

2- Mambaí 

Motivo de orgulho para todos os goianos, e ainda pouco explorado, o município fica localizado a 530km de Goiânia e 357km de Brasília. Atualmente, é visto como um dos principais destinos para os viajantes aventureiros, com uma enorme quantidade de pontos turísticos de tirar o fôlego e atividades para os espíritos ousados que conhecem a região. 

Mambaí abriga mais de duzentas cavernas, com grutas, cachoeiras, trilhas e quedas livres ideais para quem curte rapel ou tirolesa. Nesse cenário surpreendente, é possível sentir a adrenalina de maneira única, mas também desfrutar de momentos incríveis em contato com a natureza. 

Nós contamos todos os detalhes de Mambaí AQUI.

Foto: res.klook.com

3- Divinópolis de Goiás

Divinópolis compõem a Região das Águas e Cavernas do Cerrado no mapa turístico de Goiás. O Ecoturismo da cidade conta com Cerrado preservado, rios, cachoeiras e cavernas.
Com rapel, escaladas, trilhas e mergulho nas águas cristalinas, o município está apenas começando a explorar suas riquezas naturais.
Vale a pena conhecer mais essa cidade encantadora do estado goiano.

4- São Domingos 

São Domingos de Goiás localiza-se na porção do estado conhecida como Nordeste Goiano. Faz divisa com o estado da Bahia e é parte da Microrregião do Vão do Paranã. Sua população é estimada em 13.103 habitantes, de acordo com o censo 2020.
A cidade é cercada pela Serra Geral, antes banhada pelo Rio São Domingos, que hoje é quase uma ilha, devido a construção da barragem da hidroelétrica. O local possui mais de uma centena de nascentes de água cristalina, todas provenientes das Veredas dos Buritis. Além de belíssimas cachoeiras, grutas, cavernas, vistas impressionantes e o Lago de São Domingos, que forma uma prainha deliciosa.
Local de raras belezas, vistas exuberantes e formações naturais como você nunca viu, São Domingos de Goiás é considerada o Portal do Parque Estadual Terra Ronca, que tem uma área de 57 mil hectares, com uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina. 
Confira todas as informações para conhecer o local AQUI.

Foto: curtamais.com.br

Foto: ambientelegal.com.br

5- Guarani de Goiás

A cidade de Guarani de Goiás, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 521m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.418 habitantes.
Belas cachoeiras permeiam Guarani de Goiás. Para quem quer tranquilidade, paz e harmonia com a natureza é só chegar!

Foto: Trip Advisor

6- São João D'Aliança 

Conhecido como "O portal da Chapada dos Veadeiros" e fica do lado de Alto Paraíso. Com cânions, cachoeiras lindas, o município é privilegiado com a interação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a proximidade de Brasília.
Ainda emergente, o turismo local começa a dar sinais positivos de que um grande braço se levanta a favor da área.
Veja detalhes e principais pontos turísticos da cidade AQUI.

Foto: Trip Advisor

7- Cavalcante  

Cavalcante fica a 510km de Goiânia, com acesso pela BR-153, localizado a nordeste do estado, na Chapada dos Veadeiros e é um dos municípios mais antigos de Goiás.
Em função da sua história, guarda uma riqueza cultural enorme e ainda um patrimônio natural pouco conhecido.
De um lado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e do outro o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, com mais de 250 mil hectares e cerca de 4000 famílias descedentes de africanos que na época do Brasil Colônia, vieram trabalhar nas minas de ouro de São Félix e Cavalcante.
Por isso tudo, Cavalcante é considerado um dos destinos mais completos para a prática do Ecoturismo e o Turismo de Aventura. Sem dúvidas, o ponto turístico mais famoso do local é a cachoeira Santa Bárbara.
Mas nós contamos tudo sobre a cidade confira!.

Foto: Cachoeira Barbarazinha, Cavalcante.

Matéria original produzida por Curta Mais. Acesse na íntegra AQUI.