Em 17/03/2023 às 10:23 por admin. Publicado em QUALIFICAÇÃO

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Nordeste Goiano (CISBANGO) realizou nesta sexta-feira (17/03), em Simolândia-GO, o treinamento com secretários de meio ambiente e analistas ambientais.

Estiveram presentes representantes da maioria dos munícios consorciados, dentre eles o mais recente, Campo Limpo de Goiás.

O treinamento abordou as seguintes plataformas:
- SINAFLOR – Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais.
- SEI (Sistema Eletrônico de Informações) do Ibama – Módulo para usuários externos.
- Portal CISBANGO.

O SINAFLOR é o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama.

O SEI Ibama é um sistema utilizado para autuação de processos, quando demanda de parecer e autorizações de competência do órgão. O módulo para usuários externos está disponível neste LINK

Treinamento

O treinamento da parte técnica foi conduzido por Lauana Nogueira, engenheira florestal, que enfatizou a necessidade de acompanhar os processos autuados e responder as diligências para que os prazos não sejam perdidos.

O analista ambiental do ICBIO Mambaí, Sandro Borges, fez a exposição sobre as atividades do instituto, especialmente referente ao combate ao fogo e também expôes a necessidade de criar um conselho para tratar das questões ambientais na região.

Em relação ao Portal, ficou definido que os documentos necessários para licenciamentos e outras atividades realizadas pelo Consórcio serão disponibilizados na biblioteca de documentos disponível neste LINK, além da criação de um checklist personalizado para cada tipo de atividade. Foi apresentada também as funcionalidades do Portal e a plataforma aberta de roteiros turísticos que tem finalidade de mapear os atrativos da região integrando as duas regiões de turismo do nordeste goiano, Chapada dos Veadeiros e Águas e Cavernas do Cerrado.

Os dados coletados pela plataforma poderão subsidiar o Centro de Referência do Turismo do Nordeste Goiano (CReTur), projeto proposto pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Posse, que tem por finalidade construir um espaço de conhecimento sobre o turismo da região. A plataforma foi apresentada pelo prof. Ronaldo Silva, docente da UEG Posse.

Demandas apresentadas

Os representantes dos municípios informaram que existem dificuldades quanto ao gerenciamento de processos, assim como os pareceres dos analistas de diversas áreas. Ficou definido que o consórcio iniciará a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) exclusivo integrado ao Portal.

O treinamento foi bem produtivo e conseguiu atingir os objetivos propostos pelo superintendente do CISBANGO, João Orestes.

Confira as fotos do evento AQUI.