Em 08/12/2022 às 10:17 por admin. Publicado em TURISMO

As regiões turísticas denominadas Águas e Cavernas do Cerrado e Chapada dos Veadeiros que formam o Nordeste Goiano, foram representadas pelos integrantes Wellinton Moreira (Toquinho), João Lino, Valtenes e Bruno no Fórum Legislativo do Turismo, realizado na manhã desta quinta-feira (08/12), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO).

Na ocasião o representante da Chapada dos Veadeiros, João Lino, ressaltou a importância da sanção da lei que recria o Fundo Regional de Desenvolvimento do Nordeste Goiano aprovado recentemente. Bruno Queiroz aproveitou seu tempo de fala para convidar os deputados a conhecerem e participarem do maior programa de desenvolvimento territorial que Goiás já presenciou, o LIDER Nordeste Goiano, lançado em 30 de agosto deste ano como "Pacto para o Desenvolvimento do Nordeste Goiano".

A comitiva ainda reuniu com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício do Amaral, para esboçar um plano de desenvolvimento regional de turismo, a ideia foi muito bem recebida e ficou acertado uma nova visita o mais rápido possível com mais líderes para a entrega oficial dessas demandas.

Nordeste Goiano e o Pacto de Desenvolvimento

O Nordeste Goiano apresenta dois contrastes, de um lado a região com vasto e extraordinário potencial para o turismo de aventura com a presença de dois parques naturais, Chapada dos Veadeiros e Parque Estadual de Terra Ronca, que abriga o maior complexo de cavernas da américa latina e riquezas culturais inigualáveis, e por outro lado municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e infraestrutura insuficiente. O Pacto para o Desenvolvimento do Nordeste Goiano tem a finalidade de alavancar o desenvolvimento, melhorar os índices, com o fortalecimento das potencialidades regionais. O programa está estrutura com os seguintes eixos:

• Turismo
  • Ambiência favorável aos negócios e empreendedorismo
  • Infraestrutura
  • Sistemas de Produção de Alimentos

Confira a agenda pública na íntegra AQUI.