Em 24/10/2022 às 10:44 por admin. Publicado em MEIO AMBIENTE

O superintendente do CISBAN-GO participou de reunião com o vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) para discutir alternativas para os

No dia 20 de outubro, o Superintendente do CISBANGO, João Orestes Soares, reuniu com o vice-diretor da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB), prof. Dr. Paulo Celso dos Reis Gomes.

Na ocasião foram discutidas alternativas para solucionar, de forma definitiva, o crônico problema dos "lixões" presentes nos municípios que integram a região nordeste goiano, com a proposta de parceria para realização de estudos técnicos para criação de dois aterros sanitários na região, sendo o primeiro no município de Simiândia, que atenderia os municípios da microrregião Vale do Paranã, e o outro no município de Monte Alegre, para dar suporte aos municípios da microrregião Chapada dos Veadeiros.

A proposta é que os estudos sejam realizados per meio de pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da instituição (mestrado e doutorado).

Vale destacar que conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/2010, os municípios tinham até o ano de 2014 para dar finalidade adequada ao lixo produzido na cidade, contudo, com as dificuldades encontradas, especialmente pelos municípios menores, o prazo foi postergado para até o final deste ano, 2022.