Em 01/06/2022 às 02:34 por admin. Publicado em NOTÍCIAS

Entrega do espaço físico coroa trajetória de mais de uma década de atuação da Universidade na região

Após mais de dez anos de atividades, as instalações do Centro de Estudos da Chapada dos Veadeiros – UnB Cerrado foram inauguradas. O campus avançado fica no município de Alto Paraíso de Goiás, distante 230 km de Brasília. A sede tem um laboratório, mais de 50 microscópios, quatro salas de aula, refeitório, auditório, biblioteca e área de atividades administrativas. Na ocasião, também foi inaugurado o Polo de Extensão Chapada dos Veadeiros. A cerimônia, com música e participação da comunidade local, ocorreu na sexta-feira (27).

A reitora Márcia Abrahão reforçou a importância de ter a UnB como instrumento de ação local para a região. “Quando chegamos aqui e percebemos esse compromisso com os pilares da UnB, ensino, pesquisa e extensão de excelência, vejo que a Universidade de Brasília deu certo”, disse. Márcia afirmou ainda que, além de todas as contribuições acadêmicas que a Universidade levará à Chapada dos Veadeiros, o potencial turístico de Alto Paraíso e demais cidades vizinhas também pode ser acrescido da expertise de diversas áreas da UnB, reforçando o diálogo constante com a comunidade.

A diretora do UnB Cerrado, Maria Júlia Martins Silva, não escondeu a satisfação de oficialmente inaugurar o espaço e destacou que a criação do Centro foi uma demanda da comunidade local. “A comunidade queria uma presença acadêmica na Chapada dos Veadeiros, mais especificamente, queriam a presença da UnB aqui”, lembrou. “A atuação da UnB na região da chapada vem tornando o Centro uma referência em estudos do bioma Cerrado e em trabalhos para o bioma Cerrado.”

“Inaugurar a UnB Cerrado, em meio às agruras cotidianas, sob ameaças climáticas, com o campus mediando a ciência e a comunidade local, é um grito de esperança em dias melhores e a realização de um sonho que há anos ousamos sonhar. E aqui está. Construída e sendo inaugurada”, relatou Delmar Rezende, representante do Conselho Comunitário de Alto Paraíso.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, destacou a importância do diálogo constante com a comunidade. “Há uma interação respeitosa da Universidade, que se coloca com as suas formas de produzir conhecimento, mas reconhecendo que a sociedade tem outras formas de conhecer que são importantes não só para a comunidade, mas para qualificar ainda mais aquilo que fazemos”, ressaltou. “Queremos que os profissionais que nós formamos sejam profissionais que procurem a ciência, que procurem desenvolver a tecnologia, mas entendam que o conhecimento deve fazer sentido na vida das pessoas”, completou. O Polo de Extensão Chapada dos Veadeiros tem oito projetos em andamento.

Para o prefeito de Alto Paraíso, Marcus Adilson Rinco, formado em Engenharia Florestal pela UnB, é um privilégio ter a Universidade no município. “Pelas suas potencialidades, pela sua vocação para a preservação, para que possamos realmente viver nesse equilíbrio entre sociedade e meio ambiente”, destacou. “Que possamos ter aqui um centro de pesquisas voltado para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da Chapada dos Veadeiros e, por que não dizer, do nosso Brasil todo.”

DISCIPLINAS – Na área de ensino, várias disciplinas já foram desenvolvidas ao longo dos anos de atuação do UnB Cerrado. A novidade é que no próximo semestre, que começa dia 6 de junho, o Centro contará com duas disciplinas ofertadas pelo próprio campus avançado. A ideia é fazer a parte teórica no campus Darcy Ribeiro e combinar com atividades de campo no UnB Cerrado. Diversas pesquisas já foram realizadas no Centro desde 2011. Dez estão ativas atualmente.

HISTÓRICO – O UnB Cerrado foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em 2010 e, desde então, acumula atividades de pesquisa e extensão. Já em 2011, foi realizado o primeiro projeto de formação de jovens da região, com cursos de extensão em Alto Paraíso e também em áreas rurais. Em 2013, professores e representantes da sociedade criaram o Planejamento Estratégico do Centro.

A partir de 2017, começaram a ser ofertadas disciplinas de graduação de outros departamentos da Universidade no UnB Cerrado. No mesmo ano foi iniciado o primeiro Curso de Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado, que virou publicação lançada em 2021. As atividades não foram realizadas na sede, que já existia, mas não podia ser ocupada devido a um entrave jurídico.

Em 2020, a reitora Márcia Abrahão desmembrou o campus avançado em dois núcleos, o que garantiu a entrega do núcleo 1, composto por nove blocos, onde funcionam recepção, secretaria, refeitório, salas de aula, salas de informática, laboratórios, auditório, além de biblioteca. Resultado de convênio entre a Universidade e a gestão do município, as novas instalações foram erguidas em terreno de 47 mil metros quadrados doado pela prefeitura local à UnB. Completam o projeto as edificações do Núcleo 2, ainda em construção.

Fonte: Da Ascom, Gabinete da Reitoria |